“RIO – Um vereador de Fortaleza apresentou projeto de lei determinando que todas as escolas públicas e particulares da capital cearense adotem a “leitura bíblica”. No artigo inicial do texto, Mairton Félix (DEM) argumenta que a proposta visa “trazer o conhecimento cultural, geográfico, científico e de fatos históricos bíblicos”.
Na justificativa do projeto de lei 0179/2014, Félix afirma que, para muitas pessoas, a Bíblia é um livro religioso, mas que o seu conteúdo é universal, além de “científico, arqueológico, cultural, geográfico e histórico”. O parlamentar ainda afirma que a “abrangência da sua escrita é fantástica e corresponde há (sic) um período de 1.600 anos”. O projeto foi lido em plenário e já está tramitando nas comissões da Casa. Só após a apreciação destas comissões, a matéria vai a voto.
Na justificativa ao projeto o vereador também discorre: “existe um detalhe de tamanha envergadura, pois foi o primeiro livro há (sic) ser impresso no mundo”. Segundo Félix, a proposta se justifica em um ponto peculiar, a popularidade da Bíblia: “é também o mais vendido e lido no mundo, com seis bilhões de cópias e textos traduzidos”.
O vereador do DEM alega entender que “o estado é laico”, mas que o projeto não fere a Constituição Federal no seu artigo 5º, que trata da liberdade de religião. Ele, inclusive, cita a Carta Magna de 1988 para justificar sua intenção com o projeto, ao destacar que ela “assegura a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares”.
Por fim, afirma que o projeto tem a finalidade de enriquecer o conhecimento dos alunos. Houve espaço até mesmo para uma citação de Galileu Galilei: “Os conhecimentos norteiam as atitudes humanas e até servem para consulta de cientistas, como exemplo de Galileu”. O vereador, que chegou a divulgar o projeto na sua página no Facebook, diz que não há cunho religioso na sua proposta. Ainda afirma que proibir a leitura bíblica nas escolas é uma intolerância” e um “ato de discriminação”. ”
Mais uma vez, religiosos se metendo no que não devem e destruindo esse pais que deveria ser laico…
Novamente: o cristianismo no Brasil é um câncer. E se ele não for freado a tempo, a metástase será inevitável.
Educação é fundamental para revertermos esse quadro lamentável.
Pelo menos, agora o pessoal de Fortaleza já sabe em quem NÃO VOTAR: Mairton Félix.
Mais informações em OGlobo.
Gostou? Compartilhe nossas publicações nas redes sociais. 🙂